Sensoriamento remoto por satélite ajuda no manejo de pastagem

Publicado em 07/07/2020

Saiba como as imagens de satélite permitem às fazendas calcular, com maior precisão, as lotações e evitar problemas de superpastejo.

Consultor de pastagens há 20 anos, o engenheiro agrônomo Anderson Heinzen decidiu aliar sua experiência de campo com uma ajuda dos céus (os satélites). Em 2018, ao lado de Cláudio Luis Heinzmann, fundou a paranaense Databov, com escritórios em Corbélia e Salto do Lontra, PR, para medir a oferta de forragem nos pastos por meio de sensoriamento remoto. O objetivo é orientar o produtor no ajuste de sua taxa de lotação. Os testes com a tecnologia foram realizados ao longo de 2018 e, em 2019, o serviço passou a ser oferecido no mercado. Heizmann já tinha experiência na área de agricultura de precisão, devido a seu trabalho na Preciza, empresa especializada em sensoriamento remoto, mas para lavoura de grãos.

O serviço da Databov consiste na entrega mensal de um relatório aos clientes, pecuaristas, veterinários, agrônomos e até economistas, sendo necessário apenas o envio à empresa de um mapa da propriedade em KML (Keyhole Markup Language, na sigla em inglês), formato criado para armazenar dados geográficos associados à ferramenta Google Earth. A partir desse mapa, a fazenda é dividida em pastos, talhões ou módulos pela Databov, respeitando as necessidades da equipe de campo.

O relatório indica a taxa de suporte de cada área e a média de lotação total da fazenda, ponto de partida para que o pecuarista possa se decidir por ajustes no manejo. Também auxilia na escolha do momento para a compra de animais, quando a taxa de lotação se mostra menor do que a de suporte, e na determinação da hora da venda, entrada no confinamento ou recalibragem da suplementação; neste caso, se a taxa de lotação superar a de suporte.

Fonte: Portal DBO


Carne cultivada em laboratório pode ser até 25 vezes pior para o meio ambiente do que carne bovina.

Produzir hambúrgueres e bifes a partir de células cultivadas pode ser visto como o futuro da indústria da carne, mas uma nova análise indica que a produção em massa de carne cultivada em laboratório usando as tecnologias atuais pode ser consideravelmente pior para o meio ambiente do que a carne bovina real. Atualmente, a carne à […]

Brasil mantém venda de carne bovina em alta

País aumentou a presença global, com vendas de junho em alta e semestre batendo recorde No dia 2 de julho, o Portal DBO já havia adiantado a informação e hoje (10/7), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou: as vendas de carne bovina foram recordes no mês de junho, levando junto o primeiro semestre […]

Cadastre seu e-mail e receba novidades

    Av. Pedroso de Morais, 1.619 / 410 - São Paulo/SP - Brasil - CEP: 05419-001
    Tel.: +55 (11) 3824.9400
    Rua Paulo VI, nº 507, Vila Aurora I - Rondonópolis/MT - Brasil - CEP: 78740-048
    Tel.: +55 (66) 3421.9213