Frigoríficos brasileiros priorizam a China, reduzindo embarques de carne bovina ao mundo árabe

Publicado em 23/06/2020
Países árabes reduziram em 30% compras de carne bovina brasileira nos cinco primeiros meses de 2020

As exportações do agronegócio brasileiro para países árabes recuaram 8% em valor e 3% em volume de janeiro a maio, pressionadas pela queda no comércio de carnes, informou nesta segunda-feira a agência Reuters, com base em dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Segundo a Reuters, a China surge como uma opção mais competitiva aos frigoríficos de bovinos, em detrimento do mercado árabe. “O Brasil está exportando cada dia mais carne bovina para a China por causa dos preços que estão sendo praticados lá. Isso mexe (com a oferta) para o mundo árabe, não tem jeito”, disse à Reuters o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour.

De acordo com informações da Reuters, o Brasil exportou 5,48 milhões de toneladas em produtos agropecuários aos árabes nos cinco primeiros meses do ano, ante 5,65 milhões de toneladas adquiridos em igual período de 2019. Somente em carne bovina o recuo foi de 30% no período, para 108 mil toneladas, de acordo com os dados da câmara, enquanto no segmento “aves” as vendas de carne e miúdos caíram 2,6% de janeiro a maio, para 616 mil toneladas, mas baixaram 11,5% em valor, para 904 milhões de dólares. A exportação de gado vivo também recuou, 42%.

Por sua vez, diz a Reuters, os embarques de açúcar e soja cresceram 20,8% e 71,4%, respectivamente, mas não foram suficientes para compensar as perdas deixadas pelo setor de proteína animal.

Dados do Ministério da Agricultura indicam que, nos cinco primeiros meses do ano, as exportações de carne bovina do Brasil para a China saltaram 128%, de 126 mil toneladas para 287,4 mil (Reuters).

Fonte: Portal DBO

Por: Dênis Cardoso

 


Carne cultivada em laboratório pode ser até 25 vezes pior para o meio ambiente do que carne bovina.

Produzir hambúrgueres e bifes a partir de células cultivadas pode ser visto como o futuro da indústria da carne, mas uma nova análise indica que a produção em massa de carne cultivada em laboratório usando as tecnologias atuais pode ser consideravelmente pior para o meio ambiente do que a carne bovina real. Atualmente, a carne à […]

Brasil mantém venda de carne bovina em alta

País aumentou a presença global, com vendas de junho em alta e semestre batendo recorde No dia 2 de julho, o Portal DBO já havia adiantado a informação e hoje (10/7), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou: as vendas de carne bovina foram recordes no mês de junho, levando junto o primeiro semestre […]

Cadastre seu e-mail e receba novidades

    Av. Pedroso de Morais, 1.619 / 410 - São Paulo/SP - Brasil - CEP: 05419-001
    Tel.: +55 (11) 3824.9400
    Rua Paulo VI, nº 507, Vila Aurora I - Rondonópolis/MT - Brasil - CEP: 78740-048
    Tel.: +55 (66) 3421.9213