Brasil atinge volume recorde de carne bovina exportada no quadrimestre deste ano

Publicado em 15/05/2020
De acordo com o Cepea, o resultado se deve à aquecida demanda da China que dobrou a quantidade de compras no período
Foto: Reprodução/Facebook

O volume de carne bovina (in natura e industrializada) exportado pelo Brasil de janeiro a abril deste ano é recorde. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o resultado se deve à aquecida demanda da China.

Neste ano, o país asiático foi destino de 203,47 mil toneladas de carne, mais que o dobro da quantidade registrada no mesmo período de 2019 (de 96,05 mil toneladas), segundo dados da Secex.

Diante disso, enquanto as exportações de carne bovina à China no primeiro quadrimestre de 2019 representaram 17,71% do total embarcado pelo Brasil, no mesmo período de 2020 passaram a corresponder por 37,1%.

No geral, a China parece ter superado a crise de covid-19, mas volta a registrar casos de Peste Suína Africana (PSA) no rebanho suíno.

Além disso, recentemente, a China embargou a importação de carne bovina de alguns frigoríficos australianos – vale lembrar que a Austrália já foi um importante fornecedor de carnes ao país chinês –, contexto que pode reforçar as compras asiáticas no Brasil.

O mercado brasileiro, por sua vez, evidencia ter potencial para atender à aquecida demanda chinesa, tendo a favor a alta competitividade, devido, especialmente, ao custo de produção inferior ao de importantes concorrentes mundiais. Atualmente, o alto patamar do dólar também favorece o preço da tonelada da carne brasileira exportada.


Carne cultivada em laboratório pode ser até 25 vezes pior para o meio ambiente do que carne bovina.

Produzir hambúrgueres e bifes a partir de células cultivadas pode ser visto como o futuro da indústria da carne, mas uma nova análise indica que a produção em massa de carne cultivada em laboratório usando as tecnologias atuais pode ser consideravelmente pior para o meio ambiente do que a carne bovina real. Atualmente, a carne à […]

Brasil mantém venda de carne bovina em alta

País aumentou a presença global, com vendas de junho em alta e semestre batendo recorde No dia 2 de julho, o Portal DBO já havia adiantado a informação e hoje (10/7), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou: as vendas de carne bovina foram recordes no mês de junho, levando junto o primeiro semestre […]

Cadastre seu e-mail e receba novidades

    Av. Pedroso de Morais, 1.619 / 410 - São Paulo/SP - Brasil - CEP: 05419-001
    Tel.: +55 (11) 3824.9400
    Rua Paulo VI, nº 507, Vila Aurora I - Rondonópolis/MT - Brasil - CEP: 78740-048
    Tel.: +55 (66) 3421.9213