Na década de 70 inicia-se a instalação da indústria frigorífica no Mato Grosso, impulsionada particularmente com a abertura da BR 163, que no trecho do Rondonópolis foi executada pela ECB – Empresa Construtora Brasil S/A.
Ainda sob administração de Ismael Rezende e visando explorar esta oportunidade outras fazendas no MT foram adquiridas e abertas pelos irmãos Rezende (Santo Antônio do Areia, em Juscimeira, e Santo Antônio do Cabaçal, em Araputanga), em áreas adequadas à implantação de pastagens artificiais de capim colonião, utilizadas na terminação de bois gordos,
Os irmãos também adquiriram e abriram individualmente ao longo da década de 80 outras fazendas destinadas à pecuária: Santo Antônio do Sangue, Santo Antônio da Cachoeira e Santo Antônio do Arinos, em Juara, e Santo Antônio das Lendas, em Cáceres. No auge deste período, os irmãos Rezende tinham um rebanho consolidado, comum e individual, com cerca de 100.000 animais.
E o que acontecia na Fazenda Santo Antônio das Três Marias nesta época?
Com o advento das primeiras braquiárias, especialmente a decumbens e a humidícola, inicia-se a implantação em larga escala de pastagens artificiais, bem mais produtivas que o campo nativo. O processo de formação das pastagens artificiais se dava em sucessão ao plantio temporário de arroz de sequeiro por dois ou três anos. No início da década de 70 o Grupo Rezende plantava cerca de 3.000 hectares de arroz de sequeiro em pleno Pantanal e já conhecia muito bem o conceito de integração lavoura – pecuária, tão em voga atualmente.
Vale mencionar também desta época a abertura de canal de captação de água do rio Itiquira, com uso de maquinário pesado da ECB, para distribuição de água, por gravidade, pelos pastos. O projeto inicial previa a construção de 40 km de canais e que atingem atualmente mais de 200 km de canais de distribuição. Esta obra possibilitou a distribuição de agua para o gado por praticamente toda a fazenda, reduzindo muito o risco da atividade e permitindo a divisão das pastagens em invernadas menores, hoje em média com áreas entre 50 e 100 hectares. E vale lembrar ainda a construção de uma pequena hidroelétrica para autoabastecimento, que além de propiciar maior conforto aos funcionários permitiu a implantação de oficinas, secadores, etc, que contribuíram muito para novos ganhos de produtividade.
Em 1983, com a morte de Edmundo Rezende, apesar da administração ainda continuar conjunta, houve a divisão física da fazenda Santo Antônio das Três Marias e da fazenda Santo Antônio do Areia. Três anos mais tarde, em 1987, morre Ismael Rezende e ocorre a divisão das demais fazendas e rebanhos do Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais, além do fim da administração conjunta e início da administração de Antônio Carlos Rezende.